COVID-19

Alerta: novo surto de coronavírus em boates na Coreia do Sul

Um novo surto de coronavírus em boates de Seul, na Coreia do Sul, deve servir de alerta para quando as normas de quarentena ou isolamento forem relaxadas em outros lugares – especialmente para as trabalhadoras sexuais que trabalham nesse tipo de estabelecimento.

Segundo a CNN, o prefeito de Seul, Park Won-soon, anunciou em entrevista coletiva neste sábado que todos os bares e boates de Seul receberam ordem de fechar até segunda ordem. Isso porque surgiram novos casos de Covid-19 com origem em Itaewon, o popular bairro de vida noturna da cidade.

Na quinta-feira, um homem de 29 anos da cidade de Yongin, nos arredores de Seul, testou positivo para coronavírus. Segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças da Coreia (KCDC), ele havia ido a três boates de Itaewon na noite de 1 de maio. Desde então, 40 outras pessoas que estiveram lá testaram positivo, 27 delas residentes da capital.

A Coreia do Sul não decretou quarentena por causa do coronavírus, mas as normas de isolamento social têm sido seguidas desde o início da pandemia. O país tem uma política intensiva de testes e de acompanhamento das pessoas com resultado positivo. Ao entrar em bares ou boates, por exemplo, todas as pessoas têm que fornecer nome completo e telefone, de modo que em caso de alguém testar positivo seja possível localizar e testar todo mundo que teve contato com elas.

Essa política tem dado certo: segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a Coreia do Sul registrou até agora apenas 10.840 casos e 256 mortes por coronavírus.

O prefeito Park disse que os nomes de 1.946 pessoas estão registradas como tendo ido às três boates por onde o homem passou naquela noite; até este sábado, apenas 647 delas foram identificadas e contatadas.

O vice-diretor do KCDC, Kwon Joon-wook, ressalvou que esse surto pode ter mais de uma origem, porque algumas das pessoas localizadas que testaram positivo frequentaram boates em outras noites, e não apenas em 1º de maio.