Holanda: programa em canal evangélico deixa trabalhadoras putas da vida
O canal de televisão evangélico holandês eo.nl estreou em 6 de janeiro o programa “Jojanneke in de wereld van prostitutie” (“Jojanneke no mundo da prostituição”), conduzido pela jornalista Jojanneke van den Berge.
Antes mesmo da estreia, as chamadas do programa já causavam indignação na comunidade de trabalhadoras sexuais de Amsterdã. Quem escreve é Mark van der Beer, para o Red Light District News:
Vai demorar mais uma semana antes de o primeiro episódio ser levado ao ar na TV, mas o novo programa de Jojanneke van den Berge para o EO sobre prostituição já está sacudindo as coisas. A mudança de Jojanneke para o Evangelic Broadcast Channel (EO) já foi notável, também para alguns dos próprios funcionários do clube cristão. Uma jovem loira com peitinhos está um pouco fora do tom habitual de sua equipe e elenco. Mas OK, peitos você pode eliminar com Photoshop (GIF!), e parece que Van den Berge e o EO estão afinados quanto ao conteúdo.
Algo tão nojento como sexo pago, isso é algo que todos nós não deveríamos querer, ela já comentou em uma entrevista em 2012. Você ainda se lembra, Jootje? ‘Prostituição é tão idiota, tudo deveria ser possível simplesmente por ser parte da vida. Acho que isso é falso liberalismo. Quero despertar a Holanda.’ Então, você pode esquecer de todas aquelas chamadas questões abertas – “A prostituição é um trabalho normal? Até que ponto a prostituição legalizada e o tráfico humano estão ligados?’ – do site do EO. Jojanneke e o EO querem, com sua série, provar que estão certos: que a prostituição é suja e do mal. Esta é pelo menos a suspeita das mulheres do próprio mundo da prostituição, que já estão FURIOSAS, no momento que leva ao primeiro episódio, sobre como sua profissão está sendo apresentada.
As putas forçadas, que ela diz serem 70%? Bobagem. Além disso, Van den Berge teria dirigido sua atenção principalmente a incidentes (negativos) [@Hella_D tuitou: “Você fica tratando incidentes como fatos comuns. É estupidez ou tentativa deliberada de propaganda?”], inventou coisas [@KanStaandPijpen tuitou: “suspeitos, duvidosos, contos de fadas, todos incidentes não existentes”] e mal apareceu no Distrito da Luz Vermelha [@Hella_Dee tuitou: “Se você não conhece ninguém da rede @feliciaanna27, você não explorou a prostituição de janela. É um insulto.”], e certamente não falou com as mulheres que trabalham ali. Mas OK, não é muito surpreendente que as pessoas do Christian Broadcasting Channel queiram dar uma imagem negativa ao sexo pecaminoso.
E Jojanneke? Ah, bom, ela está se dando bem com isso [@starsandgirl tuitou: “Aquele que come o pão (dos evangélicos) fala a língua deles. Então isso ainda funciona?”]. Tudo o que ela tem a fazer é esperar que não vá lamentar ter-se tornado uma escrava do dinheiro desse canal.
Fechado para comentários.